sexta-feira, 13 de agosto de 2010

NOTÍCIA: Fiec oficializa fechamento do Sesi de Crato

http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=447320
Uma decisão praticamente irreversível. Os dirigentes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) fizeram o comunicado oficial do fechamento do Sesi do Crato, no fim da manhã de ontem, em reunião no gabinete do prefeito, Samuel Araripe. O gestor municipal lamentou com indignação o fechamento da instituição, que há cerca de quatro décadas funcionava no Município, prestando um amplo serviço nas áreas educacional e social.

O prefeito esperava, com a reunião, que fosse apresentada alternativa para reverter o quadro, mas obteve apenas justificativas por meio dos dirigentes, que apresentaram um Estudo de Viabilidade - Núcleo de Negócios do Sesi do Crato. No documento se coloca a viabilidade de funcionamento de apenas uma unidade na região, no caso a de Juazeiro do Norte, que terá seus serviços fortalecidos e deverá incorporar parte do funcionalismo da unidade desativada, no Crato.

Desde que foi anunciado o fechamento da instituição na cidade, há menos de um mês, várias entidades se mobilizaram no sentido de buscar uma solução, mas, segundo o superintendente regional do Sesi, Francisco das Chagas Magalhães, não existe possibilidade de volta, já que estaria contrariando orientações da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O prefeito do Crato, mesmo com a decisão já apresentada pela Fiec, entregou uma carta ao presidente da entidade, no Ceará, Roberto Macedo.

No documento entregue por Samuel Araripe e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Duda Alencar, se destaca que a análise e decisão representam o pensamento da população do Crato e do Cariri, em relação à manutenção da Unidade do Sesi - Crato, no sentido de evitar a desativação da unidade. Também destaca o crescimento de vários setores e implantação de indústrias e empresas comerciais na cidade nos últimos anos. Além disso, Duda Alencar, ressaltou o crescimento da Grendene, que passará de três mil para seis mil funcionários, praticamente duplicando sua capacidade de produção e empregabilidade. O prefeito também destacou o Plano de Requalificação Urbana (PRU), que traz um planejamento orientado, voltado para o desenvolvimento de diversos setores do Município.

Várias entidades da cidade estiveram mobilizadas nos últimos dias como o Sindicato dos Lojistas, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Lions, dentre outras. O prefeito do Crato solicitou que, caso não haja a real possibilidade de permanência, pelo menos o prédio, atualmente passando por uma avaliação, seja destinado a uma instituição de Ensino superior.

Ele afirma que o Município do Crato iniciará um levantamento nesse sentido.

O superintendente destacou que as atuais instalações do Sesi, após os levantamentos, serão possivelmente leiloadas, depois da publicação de edital nesse sentido. A manutenção anual do Sesi Crato é de R$ 2 milhões e até o dia 31 de dezembro terá suas atividades paralisadas. São 60 funcionários.

O processo de desativação vem sendo acompanhado pelos coordenadores de setores como saúde, educação e social, da Federação. O presidente da Fiec, Roberto Macedo, destacou a atuação do Senai, em Juazeiro, que hoje atende a um público quatro vezes maior, em relação ao período que funcionavam as duas unidades, com a sede no vizinho Crato.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter

0 comentários:

Postar um comentário

Cariri em Destaque

 

Cariri em Destaque Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger