segunda-feira, 19 de julho de 2010

Destaque: 80% aprovam criação de Ponta da Serra

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizFaNioBz1ZArOxHiuChhhtkZ7AO5IMN7e3HePgVvodmhlLm8e0ptV_y9nEuXw9Q-2YTdNGFn7Clcl1cLAQYwasuqJAn89y8Q5H3GzBBROuGqgfvgYDe-lB90rvURQqsaM71MlF6Yj1wua/s400/DI%C3%81RIO+DO+NORDESTE+17.07.jpg

Crato, Mauriti e Missão Velha podem perder territórios caso os distritos sejam desmembrados

Crato Os distritos de Ponta da Serra, no Crato; Palestina do Cariri, em Mauriti; e Jamacaru, em Missão Velha estão na relação dos 30 povoados que pleiteiam sua emancipação política. Em todos eles, o clima é de otimismo. Os pequenos focos de resistência são desmontados com campanhas educativas. Para que cada município seja criado, a lei obriga que um plebiscito seja realizado com os moradores para saber se concordam ou não. Caso o resultado indique a criação, os deputados é que vão tomar a decisão final.

Sentado em uns dos bancos da pracinha em frente à igreja de Ponta da Serra, a 13km do Crato, o aposentado José Catingueira da Silva, 81 anos, fixa o olhar na imagem de São José, padroeiro do distrito e afirma: "O meu sonho é ver Ponta da Serra virar cidade".

Este é o sonho da maioria dos moradores da localidade. De acordo com eleição simulada, feita pelo professor Antonio Correia Lima, proprietário da Rádio Difusora de Ponta da Serra, 80% dos eleitores são a favor da autonomia política e administrativa do distrito. Correia conduzia a urna eleitoral de porta em porta para evitar que o eleitor votasse mais de uma vez.

A partir desta semana, será desencadeada uma campanha em todos os distritos e sítios do Crato com a finalidade de conscientizar a população de que, com a emancipação, Ponta da Serra vai ganhar e o Crato não vai perder nada. A campanha tem como slogan "Diga Sim à Ponta da Serra".

O pequeno empresário José Geraldo de Lima Filho, conhecido por "Talzinho", comemora a emancipação. A independência do Município é defendida também pela dona de casa Marly Silva de Menezes que, segundo afirma, com um bom prefeito a nova cidade vai se desenvolver. "O Crato era uma cidade pequena, menor do que Ponta da Serra", compara.

Mulher no poder

Para a dona de casa Maria Ferreira Silva, conhecida por "Maricou" essa história de emancipação é conversa fiada. Todo ano de eleição se fala no assunto e nada acontece. Ela diz que Ponta da Serra só vai para frente quando for entregue às mulheres. "Os homens daqui não estão com nada, a gente não tem segurança; falta, por exemplo, um posto policial", completa.

De acordo com o advogado e presidente da Associação do Movimento de Emancipação de Ponta da Serra, Francisco Dionísio Alves, o distrito tem amplas condições de ser emancipado. Estima-se que, hoje, o distrito ultrapassa os 10.824 habitantes. Dispõe de rede elétrica, abastecimento de água canalizado, linha telefônica, posto de atendimento médico, posto policial, posto dos correios, escola de Ensino Infantil e Fundamental (com mais de 1.200 alunos matriculados), escola de Ensino Médio (mais de 400 alunos matriculados), além de outras estruturas prediais. Em termos de comunicação, a sede conta com dois pequenos jornais mensais, um serviço de amplificadora e dois provedores via rádio para acesso à internet.

No que se refere a atendimento bancário, conta com um correspondente bancário da Caixa Econômica Federal, em funcionamento há mais de um ano. O comércio local é constituído de oito microempresas no ramo de mercearia, butique, material de construção e dez pequenos estabelecimentos comerciais.

Pesquisa

De acordo com o levantamento feito pela Associação, a vila conta com 768 prédios. O distrito conta com 20 pequenas cerâmicas e algumas cerâmicas de grande porte que empregam centenas pessoas residentes na área do distrito e uma indústria de britagem de grande porte. Recentemente, foi inaugurada uma mini indústria de leite, no Sítio Malhada.

No entorno do perímetro urbano existem a Vila Malhada, Vila São Francisco, Vila Palmeirinha dos Vilar, Vila Rodeador, Vila Altos, Vila Juá e a Vila Palmeirinha dos Brito.

Palestina do Cariri

"Só votaremos nas eleições deste ano se sentirmos que os candidatos estão dispostos a trabalhar pelo processo de emancipação de nosso distrito". Esta ameaça pressionou os representantes de Mauriti a viabilizar a emancipação do distrito de Palestina do Cariri. Hoje, o clima no distrito é de tranquilidade.

A presidente da Associação de Emancipação Política de Palestina, Maria Aparecida Bernardo da Silva, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, diz que, a partir de agora, será desenvolvida uma campanha em todo o Município de Mauriti, cidade e zona rural, com o objetivo de conscientizar a população para votar a favor da emancipação.

Aparecida diz que ainda existe uma pequena resistência contra a separação de Palestina de Mauriti e isso pode inviabilizar o sonho de muitos moradores: ver nascer uma nova cidade na Região do Cariri.

Jamacaru

Mais um distrito foi incluído na relação dos 30 que já foram aprovados pela Assembleia Legislativa. É Jamacaru, que pertence a Missão Velha.

Na sessão realizada na última quarta-feira, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, o Decreto Legislativo, que cria o Município de Jamacaru. O movimento em favor da independência de Jamacaru contou com o apoio de todas as lideranças políticas do Município.

Antônio Vicelmo
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Cariri em Destaque

 

Cariri em Destaque Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger