quarta-feira, 11 de agosto de 2010

NOTÍCIA: Welington confirma entrega do Hospital Regional do Cariri para setembro

http://miseria.com.br/020310/011.jpg
Na sessão plenária desta quarta-feira (11/08), o líder do bloco PT-PSB-PMDB na Casa, deputado Welington Landim (PSB) rebateu as informações publicadas no jornal Diário do Nordeste, no Caderno Regional de hoje, de que as obras de construção do Hospital do Cariri estariam atrasadas. Segundo ele, as obras não estão atrasadas e a unidade hospitalar, cujo nome será Murilo de Sá Barreto, deverá ser inaugurada no final do próximo mês.

O deputado Welington Landim salientou que o Hospital foi programado para ser entregue no dia 30 de outubro deste ano. "No entanto, será entregue em setembro, ou seja, um mês antes do previsto" informou, acrescentando que um hospital com o porte da unidade leva aproximadamente 24 meses para ser concluído. "Portanto, estamos adiantados", frisou.

De acordo com ele, a construtora Fujita é a responsável pela obra, orçada em R$ 95 milhões. O parlamentar salientou que, até o final da obra, os funcionários deverão ser treinados para manuseio de equipamentos, que terão tecnologia de ponta. "Depois, serão implantadas as rotinas e protocolos de atendimento, bem como os procedimentos operacionais padrão", afirmou.

Welington Landim ressaltou que, na próxima semana, será lançado o edital para o processo seletivo dos profissionais da área de saúde que vão trabalhar no hospital. "Hoje conversei com o secretário de Saúde, Arruda Bastos, e ele me disse que a previsão é contratar 986 profissionais, que ficarão distribuídos nas mais diversas áreas". Ele informou que 204 serão médicos e 167 não médicos, 413 serão de nível médio e 189 de apoio administrativo. "E a previsão é de contratar 250 profissionais terceirizados nas áreas de limpeza, lavanderia e vigilância", observou.

O deputado afirmou, ainda, que 85% dos equipamentos já estão no prédio da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. "São autoclaves, aparelhos de imagem, camas hospitalares, entre outros", disse, informando que a previsão total de investimento em equipamentos é de R$ 31 milhões.

Ele informou, também, que o Hospital vai dispor de 292 leitos, distribuídos da seguinte forma: 174 nas enfermarias, 20 na UTIs de adulto, 15 leitos na unidade de cuidados semi-intensivos, 51 leitos no setor de emergência, seis leitos para diagnóstico imaginológico e 28 leitos no hospital durante o dia para o centro cirúrgico. "O Hospital terá serviços de cirurgia-geral, clínica médica, traumatoortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buço-maxilo-facial, cirurgia vascular, proctologia, urologia, oftalmologia e mastologia", disse.

O vice-líder do Governo, deputado Roberto Cláudio (PSB), afirmou que o sistema de saúde cearense é regionalizado e, ao construir os hospitais da Zona Norte e do Cariri, o Governo do Estado "estará garantindo a autosuficiência nas três macrorregiões, que são a Região Metropolitana de Fortaleza, da Zona Norte e do Cariri". Conforme ele, o Estado também passou a adotar as macrorregiões de policlínicas "para desafogar o atendimento no interior do Estado". Além isso, segundo o deputado, o Governo do Estado construirá 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com serviços de emergência de menor complexidade.

Com informações do Site Miséria

0 comentários:

Postar um comentário

Cariri em Destaque

 

Cariri em Destaque Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger