quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CIDADE EM DESTAQUE: Caririaçu e seus 134 anos de história

http://4.bp.blogspot.com/_dAodTFJbonc/TGqDReWeVEI/AAAAAAAAATc/r-kMge-qL5g/s400/CIDADE+EM+DESTAQUE.png
A cidade serrana de Caririaçu completa nesta quarta (18), 134 anos de emancipação política.

O topônimo Caririaçu vem do Tupi Cariri ou Kiriri(calado, taciturno) e Assú ou Açú ou Guassú(sufixo aumentativo). Sua denominação original era São José, depois Serra de São Pedro, São Pedro do Crato, São Pedro do Cariri, São Pedro' e desde 1943, Caririaçu.


As terras da serra de São Pedro eram habitadas pelos índios Kariri, Guari, antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII. Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariai, catequizaram os índigenas e os agruparam em aldeiamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadeiaram notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa. A busca do metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas. Ao redor da capelas de: São Francisco, São Pedro e Nossa Senhora do Carmo, criadas apartir do século XIX, surgiu o núcleo urbano que hoje chama-se Caririaçu.

Geografia:

Área: 623,823 km²

Latitude: 7° 02' 32''

Longitude: 39° 17' 01''

Clima: Tropical quente semi-árido e Tropical quente semi-árido branco com chuvas de janeiro a abril

Relevo: Depressão sertaneja e Maciços residuais

Vegetação: Caatinga arbustiva densa, Cerrado, Floresta subcaducifólia tropical pluvial

Precipitação pluviométrica: 1.127,1 mm (média histórica)

Recursos hídricos ( 2007): 27 poços

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/89/Ceara_Municip_Caririacu.svg/280px-Ceara_Municip_Caririacu.svg.png

0 comentários:

Postar um comentário

Cariri em Destaque

 

Cariri em Destaque Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger